Páginas

Livro: Mortos-vivos analisados

"(BR Press) - Os mortos-vivos do cinema ganham uma análise em Zumbi: O Livro dos Mortos (LeYa Cult e Barba Negra, 464 págs., R$ 44,90), do jornalista Jamie Russel. Fartamente ilustrado, o trabalho traz uma intensa uisa sobre origens e representações desse personagem do terror.

Reflexos sociais    Russel, especialista em cinema, parte da constatação que na bibliografia sobre o gênero terror, os zumbis ganham pouca atenção, bem diferente de lobisomens, vampiros e serial killers, exaustivamente analisados. "Zumbis são a massa plebeia do cinema de terror, criaturas sem alma que perambulam sem personalidade nem propósito", afirma o autor.
         O trabalho analisa a presença e os significados desse personagem marginal, moderno e ocidental, que personifica o medo da morte, mas que também expressa outros temores e conflitos.
    "Nascido em meio a uma grande variedade de tensões culturais - do imperialismo norte-americano aos conflitos raciais no país, dos temores de desemprego na Depressão à paranoia de lavagens cerebrais da Guerra Fria, do ataque aos direitos civis e políticos pós-1960 ao terror corpóreo da era da Aids - o zumbi tornou-se, como veremos, um potente símbolo do apocalipse. É um monstro cuja aparição sempre ameaça desafiar a fé da humanidade num universo ordenado", diz um trecho no livro.
Raízes
    Para Russel, parte do descaso com os zumbis deve-se à falta de "herança literária", pois as versões de Drácula descendem do romance de Bram Stocker, e outros tantos Frankensteins possuem parentesco com a obra de Mary Shelley. Já os mortos-vivos são monstros modernos, nascidos no mundo anglo-saxônico, em 1929.
    Com lugar garantido na cultura pop, estão presentes em uma extensa lista de filmes e clipes - o mais famoso é Thriller, de Michael Jackson -, como A Morta-Viva (1943), Vampiros de Almas (1956), A Noite dos Mortos-vivos (1968) e Despertar dos Mortos (1978), para citar apenas alguns." (disponível em http://br.noticias.yahoo.com/s/08022011/11/entretenimento-livro-mortos-vivos-analisados.html )
    Sobre o artigo acima, eu não vejo que há um "descaso" contra os zumbis, mas , como eu disse no post http://diazdezumbi.blogspot.com/2011/02/zumbis-versus-vampiros.html , os zumbis tem um público diferenciado, bem definido. Zumbis não foram feitos para agradar a "massa", como as sagas Crepúsculos's da vida. Sinceramente, não estou tão interessado assim em expandir enormemente o número de fãs de zumbis. Somos poucos, mas somos realmente fãs de zumbis, não de "modinhas". E continuaremos fãs de zumbis até a morte... e depois dela também...

    Um comentário:

    1. hey, tem selo pra você lá no meu blog!

      se tiver interessado dá uma passada lá; ah, e tem que indicar mais blogs pra receber, de 5-15.


      beijos e visita sempre :D


      www.meu-diario-imaginario.blogspot.com

      ResponderExcluir

    Google

    Posts mais recentes dos VIPs